Você conhece o conceito de beleza express?

A busca universal

Os cuidados com a beleza são uma preocupação universal.

Os primeiros espaços destinados ao cuidado pessoal remontam aos primórdios das primeiras comunidades humanas. É comum achar entre as ruínas de antigas civilizações pentes e navalhas entre os achados arqueológicos. Entre os povos mais conhecidos, o Egito desenvolveu um rico conhecimento em medicina, realizando inclusive cirurgias oftálmicas que foram relatadas em seus escritos. Isso se deve, em partes, à sua prática com a mumificação, o que lhes deu um alto conhecimento da anatomia humana. Entre as práticas médicas, haviam também tratamentos dentários, circuncisão, por exemplo.

Paralelo a isso, o forte sol do deserto os conduziu a aliar o cuidado médico com o pessoal. O primeiro salão de beleza do mundo foi inaugurado na cidade de Paris, em 1635. Era obviamente um serviço disponível para poucos, pois apenas as mulheres da nobreza tinham recursos suficientes para pagar por tais serviços. 

Mais tarde, no início do século 20, o londrino Charles Nestle inventou a máquina de fazer ondas permanentes no cabelo, que na época demorava cerca de 10 horas para concluir o processo. Uma revolução para a época.

Um serviço para todos

Aos poucos os serviços de cuidado pessoal foram se popularizando e hoje, só no Brasil, existem cerca de 500 mil salões de beleza formais, com uma projeção de crescimento de até 5% para o ano de 2022. Isso sem contar os pequenos negócios espalhados em cada bairro das cidades brasileiras, ainda na informalidade.

Para se ter uma noção da magnitude que este mercado representa na economia, dados divulgados pela Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos (ABIHPEC), nos últimos cinco anos o mercado da estética obteve um crescimento de 567% no Brasil, passando de 72 mil para mais de 480 mil profissionais atuando na área. 

Os números comprovam o crescimento deste setor e, por isso, ele vem passando por profundas transformações para se adequar às novas demandas. O surgimento da pandemia do Covid-19 e as mudanças comportamentais aceleraram ainda mais este processo. As pessoas estão cada vez mais conectadas, e o volume de compras pela internet cresceu 24% no ano de 2021. Este movimento não se refletiu apenas nas compras on-line, mas na área de serviços como um todo. Novos negócios físicos também surgiram.

Surge uma nova modalidade de negócio

Dentre eles, uma nova tendência tem ganhado tração no mercado de beleza – o chamado “Beleza Express”. 

Inspirados no modelo americano dos Dry Bar, eles são quiosques de atendimento estrategicamente localizados em terminais, aeroportos que oferecem escovas, no menor tempo possível e com valores acessíveis. A ideia surgiu na Califórnia em 2010 e rapidamente se espalhou pelos Estados Unidos. Aqui no Brasil a ideia chegou e foi aprimorada, com o agregamento de novos serviços.

O serviço de Beleza Express surgiu como um novo conceito de beleza, sendo o mais novo aliado para aqueles que buscam por praticidade. É uma ideia nova e bastante promissora para profissionais que buscam expandir seus negócios e se destacar em um mercado tão concorrido. 

Falar em beleza é sempre prazeroso e pode nos levar a muitos caminhos. Atualmente, são muitos os estabelecimentos especializados na área da beleza que oferecem os mais variados serviços, atendendo às novas demandas do público. Desde que as pessoas precisam de serviços ágeis, de qualidade e com preços acessíveis, os serviços de beleza express chegaram para suprir esta lacuna.

Beleza Express: O que significa esse conceito?

Rapidez. Eficiência. Agilidade.

Estas palavras traduzem, de certo modo, o sentido da expressão inglesa “express”. O conceito de beleza express diz respeito ao tipo de serviço que se propõe a ser mais ágil que o tradicional; ou seja, são os mesmos serviços – manicure, cabelos, maquiagem – realizados em menor tempo, ser perder a qualidade. 

O objetivo é deixar a cliente pronta em até trinta minutos, em média.

O serviço foi inspirado nos atuais modelos de fast food. É como entrar em um restaurante, escolher no cardápio o que desejamos comer e ser, então, servidos em poucos minutos. Com o serviço de beleza express a dinâmica é a mesma. O cliente seleciona o serviço que precisa, é rapidamente atendido e em poucos minutos todo o processo é finalizado.

Aqui no Brasil ele ganhou o nome de “fast-food da beleza”. Aos poucos, vem ganhando adeptos, cujos quiosques podem ser encontrados principalmente nos aeroportos. Ele supre uma lacuna existente no que tange aos cuidados pessoais – tempo. Não são poucas as vezes em que simplesmente as pessoas não encontram um espaço no seu dia a dia para cuidarem de si mesmas. 

Nestes casos, a oferta de serviços acessíveis e de qualidade são praticamente irresistíveis.

Quais os benefícios oferecidos pelos serviços de beleza express?

Com um mercado concorrido, mas em franco crescimento, o profissional da beleza não pode ficar para trás dos seus concorrentes. Saber antecipar as tendências, e se preparar para elas é fundamental para sobreviver e se tornar relevante para seus clientes. No entanto, a maioria está estagnada, conformada por um mercado local e não pensa além do atual público que atinge. Grande parte é resistente a mudanças, e desconfiada com qualquer tipo de inovação numa área tão tradicional como a beleza.

Em se tratando de serviços, a inércia pode ser ainda maior. 

Não é à toa que grande parte dos salões de beleza ainda opera na informalidade – cerca de 48% do mercado. Esse cenário é ideal para quem deseja crescer em inovação, e fincar seus pés em um território ainda inexplorado à frente de seus concorrentes.

E é aqui que os serviços de beleza express se encaixam. Com a possibilidade de expandir para além dos terminais, e se instalar em outros pontos com grande fluxo de pessoas, os diferenciais deste tipo de serviço oferecem benefícios como:

  • Serviços ágeis (Tempo máximo entre 20 minutos e meia hora): ideal para o público que deseja retocar sua aparência, mas não tem tempo o suficiente para passar uma tarde no salão de beleza. O número cada vez maior de mulheres no mercado de trabalho só reforça a relevância deste tipo de serviço;
  • Preços compatíveis com o mercado local: a economia de tempo aliada a um preço competitivo se torna uma dupla imbatível na conquista e manutenção de clientes;
  • Pontos espalhados em locais estratégicos: a presença no meio de um grande fluxo de pessoas atrai a atenção dos clientes, que facilmente conhecem esta nova modalidade de serviços de beleza;
  • Profissionais capacitados: é essencial estar atualizado quanto às tendências da moda, novos cortes de cabelo, maquiagem e modelagem de unhas. O profissional precisa estudar sempre;
  • Ambientes modernos: os quiosques são menos onerosos de montar do que um salão completo e, por isso, se beneficiam com um visual mais clean e agradável.

Para quem ama as novidades desse mercado, os serviços de beleza express são um amplo horizonte a ser explorado. 

Beleza Express é uma tendência em crescimento no Brasil?

O mercado de serviços tem passado por profundas transformações

Existem hoje profissões que têm ganho destaque justamente por auxiliar profissionais do mercado tradicional a ingressarem no mercado digital. Isso é apenas parte da mudança. Os próprios negócios locais precisaram se adaptar às novas demandas não só para manterem a atual clientela, mas também para conquistar mais espaço no mercado.

Essa transformação atinge também o mercado da beleza, que tem acompanhado a evolução da sociedade e buscado suprir as novas demandas requeridas pelos clientes. 

Naturalmente, toda mudança de paradigma é vista com desconfiança por grande parte das pessoas num primeiro momento. Usualmente, quando se trata de um serviço como manicure, pedicure ou algum penteado, por exemplo, tem-se a ideia de que, quanto maior o tempo, maior será a qualidade no resultado final. E isso pode ser parte da resistência natural em experimentar os serviços de beleza express.

No entanto, isso não tem impedido o estabelecimento desta evolução no mercado. Quanto mais pessoas experimentam benefícios de um serviço rápido e de qualidade, maior tem sido a penetração no mercado bilionário da beleza.

Isso se deve, em grande parte, por suprir a busca das pessoas que valorizam empresas que fornecem serviços que proporcionam economia de tempo. Quem mesmo, quando compra algo pela internet, muitas vezes escolhe o meio de transporte mais rápido para receber seus produtos? 

Essa nova perspectiva, antes vista apenas no setor gastronômico com entregas rápidas de fast food, agora ganha espaço em serviços de saúde, compras e, claro, beleza.       

O conceito de beleza express se apresenta, então, como uma solução para as pessoas que não dispõe de tempo livre para os serviços de um salão de beleza tradicional.

Para os profissionais da área, esta nova tendência é a oportunidade de ampliar sua presença no mercado. Ele precisa se atualizar, preparando-se para estar um passo à frente de sua concorrência. O mercado está crescendo, e o momento certo para investir é agora.

O QUE FAZER PARA ABRIR UM NEGÓCIO ESPECIALIZADO EM BELEZA EXPRESS?

Os serviços de beleza express possuem uma dinâmica diferente de um negócio tradicional. O empreendedor precisa estar atento a alguns pontos fundamentais a fim de extrair o máximo do seu investimento.

Que pontos são esses? São os seguintes:

  • Ponto do estabelecimento: seu negócio precisa estar onde as pessoas estão. Os serviços de beleza express devem estar localizados em áreas de grande circulação de pessoas. O perfil do seu cliente é diferente em grande parte de quem frequenta salões de beleza tradicionais. São pessoas com uma agenda apertada, que não dispõe de tempo livre e precisam encaixar os cuidados pessoais entre um compromisso e outro. Não é à toa que os primeiros quiosques surgiram exatamente em aeroportos.
  • Os serviços que serão oferecidos: maquiagem, escova de cabelos e manicure estão entre os tipos de serviços que podem ser realizados em pouco tempo. 
  • A quantidade de profissionais que irão realizar esses serviços: o volume de atendimentos dependerá diretamente de quantos profissionais estarão envolvidos. Quanto maior a equipe, maior serão os números de clientes atendidos. 

Vale a pena ressaltar que a principal característica desse tipo de negócio é a agilidade e o tempo de espera reduzido. Para atender essa demanda, é necessário contar com uma equipe rápida e experiente.

Uma alternativa interessante para quem deseja abrir este tipo de negócio pode ser buscar por franquias já estabelecidas na área. Isso encurta a curva de aprendizado e o empreendedor terá em suas mãos a expertise de quem já trilha este caminho. Além disso, sua equipe receberá treinamento para trabalhar com esta modalidade de atividade.

Belezap: O seu aplicativo de beleza delivery e beleza express

É inegável a revolução que o conceito de beleza express está causando no mercado de cuidados pessoais. Começou com um pequeno movimento nos Estados Unidos e tem se propagado pelo mundo, chegando em solo brasileiro. Trata-se, portanto, de uma oportunidade única para quem quer sair na frente, atender uma nova demanda social, adaptando-se às de inúmeras pessoas que não tem tempo de sair de casa para ir a um salão de beleza.

O Belezap é um aplicativo que conecta profissionais da área da beleza (cabeleireiros, maquiadores, manicures e pedicures, esteticistas) aos clientes que buscam por um atendimento em sua residência.

Quem trabalha com atendimento direto em residências, deve saber como esse aplicativo ajuda a encontrar clientes e aumentar a sua renda mensal.

Com o Belezap, basta que o cliente busque o serviço desejado no aplicativo e solicite, cabendo aos profissionais cadastrados a responsabilidade de atender no endereço solicitado, sabendo de antemão o preço a ser pago.

O Belezap representa toda a inovação do setor da beleza, conectando profissionais e clientes sem qualquer tipo de dificuldade ou fila de espera. Conheça agora mesmo o aplicativo e cadastre-se.