O que toda profissional da beleza deve saber sobre atendimento em domicílio?

Profissional da beleza

Hoje o cliente quer mais conforto e praticidade, e como a nova economia sempre o coloca no centro de tudo, os profissionais precisam se movimentar para atender estas demandas. Por isso, o atendimento em domicílio para as profissionais de beleza está ficando cada vez mais popular.

Entenda tudo sobre o assunto e se prepare para esta tendência.

Porque o atendimento em domicílio está se tornando tão popular?

A modalidade de atendimento em domicílio é ótima para todos os envolvidos. Primeiramente, os clientes simplesmente não têm mais tanto tempo para ir ao salão, tendo que lidar com os possíveis atrasos e ter que se deslocar para o local onde o mesmo fica.

A internet, com a criação de inúmeros aplicativos de entrega de comida, de compras e do que o cliente quiser, criou esta forte cultura de ter tudo entregue em casa de maneira simples e rápida. Eventualmente, este modelo ia se aplicar aos profissionais de beleza e o atendimento em domicílio chegou para ficar.

Porém, o atendimento em domicílio também traz muitas vantagens para quem quer prestar este serviço, já que é possível ter o horário que os clientes desejarem, com mais liberdade, além de aumentar a renda, escapando um pouco das taxas dos salões.

Por isso, entenda tudo que você precisa saber sobre o atendimento em domicílio.

Conquistando os primeiros clientes

Começar é sempre o mais difícil, por isso, é necessário ter uma grande persistência e dedicação neste momento. As redes sociais são uma ótima forma de construir esta clientela inicial para seus atendimentos em domicílio.

É o chamado “público alavanca”, aquele que é mais fiel e mais próximo de você, permitindo que você possa crescer e se estabelecer como um profissional autônomo.

O Facebook, o Instagram e o WhatsApp são uma ótima forma de começar. São ferramentas gratuitas e que possibilita um contato bem próximo com a sua clientela inicial. Você pode combinar com as clientes para postar fotos dos cortes, de modo a atrair mais atenção para o atendimento em domicílio, gerando recomendações e conteúdo orgânico gratuito.

Pense bem no seu público e no que ele quer. A correria do dia a dia e a falta de tempo significam que o cliente quer tudo o mais rápido possível de forma bem conveniente. Então, pense que você não está vendendo apenas o corte, mas sim uma experiência de atendimento em domicílio.

Os próprios salões fazem isso. Eles vendem a experiência do glamour do salão de beleza. O profissional que atende em domicílio, também vende uma experiência, de comodidade e agilidade.

Portanto, tenha a sensibilidade de vender isso. Se for marcado um horário para atendimento em domicílio, procure chegar na hora. Nem antes, nem depois. O cliente marcou o horário que é melhor para ele, por isso, chegar cedo ou mais tarde provavelmente não irá agradá-lo.

Uma vez que você conquista o seu público, você pode aumentar a sua visibilidade. Este é outro grande desafio do atendimento em domicílio. Porém, além das redes sociais, existem outras formas de fazer isso.

Personalize o atendimento

Um ponto que sempre irá fazer uma grande diferença no atendimento em domicílio é personalização da forma como o cliente é tratado.

Por exemplo, busque entender bem o motivo que levou o cliente a escolher o atendimento em domicílio. Pode ser algo mais simples e direto, como simplesmente a falta de tempo. Neste caso, você precisa agir o mais rápido possível. O segredo é ser eficiente e não ter pressa.

Mas existe também a outra ponta do espectro. Se o cliente for mais idoso e não quiser lidar com o salão, você pode fazer um atendimento com calma, capricho e até certo carinho. Neste caso, o seu objetivo é encantar o cliente no seu atendimento em domicílio.

Busque diversificar o seu atendimento

Tanto para você quanto para os clientes, o ideal é que sejam feitos o maior número de procedimentos possíveis em cada atendimento em domicílio. Para o cliente, é mais eficiente, pois ele poupa tempo e trabalho. Para você, aumenta o seu ticket médio de visita, ou seja, o quanto você ganha a cada atendimento.

Por isso, é benéfico para ambos. Neste caso, você pode criar certos pacotes que se complementam para serem realizados a cada atendimento em domicílio. Uma opção, é também fazer serviços distintos, mas que são mais importantes para o seu público.

Uma boa dica é simplesmente conversar com quem está sendo atendido. Durante os atendimentos, converse com as clientes e entenda que tipo de serviço elas costumam se interessar. Dependendo do volume de respostas você pode incorporar no seu atendimento em domicílio para deixá-lo ainda mais completo.

Como receber o pagamento

Outro ponto a se pensar no atendimento a domicílio é que você precisa gerenciar totalmente os pagamentos. Portanto, é preciso se preocupar em uma forma de garantir o pagamento dos clientes, sem ter muita dor de cabeça, e que ainda seja conveniente.

Por isso, o dinheiro acaba não sendo uma boa opção. Além de você precisar se preocupar com o troco e com a segurança de andar com muito dinheiro na rua após cada atendimento em domicílio, os próprios clientes já não tendem a andar tanto com o papel.

Uma maquininha de cartão pode ser uma boa resposta, mas você precisa pagar por ela, seja comprando ou alugando, sem falar na taxa. Além disso, ela não resolve o problema de garantir o pagamento por parte do cliente.

Felizmente, existe uma solução que resolve praticamente todos os problemas que existem no atendimento em domicílio: o aplicativo.

Esta opção é ótima, pois resolve ambos os problemas. Você não precisa se preocupar mais como receber o pagamento por cada atendimento em domicílio, já que isso é feito pelo app. Já o cliente, paga através do cartão de crédito, o que garante a sua conveniência e agilidade.

Considere usar um aplicativo

O Belezap é um aplicativo que ajuda os profissionais  a organizar os atendimentos em domicílio, lidando com a questão do pagamento de forma bem segura, direto pelo app.

Como mencionado, o público está cada vez mais acostumado a usar aplicativos para pedir comida, fazer compras e diversos outros recursos. Agora, ele também irá poder chamar um serviço de beleza com atendimento em domicílio.

Para o profissional, é uma forma de aumentar a visibilidade, atraindo um número muito maior de clientes. Você pode se preocupar apenas em fazer o seu trabalho com excelência, que o aplicativo cuida de toda a parte logística.

É uma forma para você conseguir um apoio que irá apenas potencializar o seu trabalho, permitindo que você tenha o máximo de liberdade e aumente a sua renda. O objetivo do Belezap é fazer uma parceria para que você possa realizar os seus atendimentos em domicílio, com todo o suporte para ver o seu nome, e sua renda, crescerem.