Manicure a domicílio: confira 7 passos para ter sucesso

Manicure a domicílio: confira 7 passos para ter sucesso

Estamos em uma época em que os serviços a domicílio estão mais populares do que nunca. As rotinas apressadas e a falta de tempo para se locomover para outros lugares se tornaram uma oportunidade perfeita para novos negócios. Receber produtos, refeições e até serviços direto em casa, com uma simples mensagem ou toque em um aplicativo, é uma praticidade dos dias de hoje. Uma destas atividades em alta é a manicure a domicílio.

É normal que novos profissionais deste mercado busquem trabalhar em um salão, onde clientes entram pela porta a todo momento. Quem sabe até sonham em abrir seu próprio negócio no futuro. No entanto, esta não é a única opção. Ser uma manicure a domicílio e trabalhar por conta própria é uma forma de escolher os seus horários e ainda ganhar o valor integral do serviço.

Mesmo que seja um ofício com desafios próprios por ter que agir sozinho, ele traz muitas recompensas. Afinal, o profissional pode tanto optar por ser manicure a domicílio para completar renda quanto trabalhar apenas com esse formato e construir o seu caminho neste setor. Quer saber mais? Confira 7 passos para ter sucesso como manicure a domicílio.

1. Conquiste os primeiros clientes

Para começar a atuar como manicure a domicílio, é preciso ter seus primeiros clientes. Caso já tenha trabalhado em salões e possua aqueles clientes fiéis, pode comunicar a eles que está fornecendo o serviço em casa. Até porque, faz todo o sentido começar por quem confia em você.

No entanto, se estiver entrando neste mercado agora, conseguir clientes também não é impossível. Comece comunicando a familiares e amigos que está fazendo manicure a domicílio e peça para que eles avisem também aos seus conhecidos.

A divulgação boca a boca pode funcionar bem para quem trabalha sozinho. Quando tiver os primeiros clientes satisfeitos, eles voltarão mais vezes e recomendarão para outras pessoas. O começo de uma manicure a domicílio pode ser um processo lento, mas com o tempo terá resultados.

2. Mantenha o profissionalismo

O seu comportamento enquanto trabalha é determinante para a satisfação dos clientes. Afinal, não importa que o resultado seja bom se a atitude não for adequada. Atrasos ou agir de forma muito íntima com os clientes por estar na casa deles são atitudes inadequadas para a manicure a domicílio.

Por isso, nunca se esqueça de calcular o tempo de deslocamento para cada casa, a fim de se programar para chegar no horário certo, nem muito cedo e nem muito tarde. Também evite se distrair observando a casa do cliente, já que isso pode ser visto como intromissão.

Se o cliente estimular o diálogo, não há problema em conversar mais informalmente, mas sempre mantendo o respeito e profissionalismo. Reconhecer os limites como manicure a domicílio é fundamental para desenvolver um bom relacionamento e transmitir uma imagem responsável.

3. Invista em cursos e treinamentos

Crescer na carreira de manicure a domicílio depende muito da força de vontade. Investir em conhecimento e no aprimoramento constante é fundamental para manter as habilidades afiadas e conhecer as melhores técnicas.

Pode até ser senso comum que é preciso fazer um curso para começar a trabalhar como manicure a domicílio. Mas não são todos os profissionais que mantêm este costume e fazem mais treinamentos para aprender coisas novas para os seus serviços e isso pode ser um diferencial.

Os clientes, na hora de escolher um profissional, querem saber se ele está qualificado. Por isso, ter diplomas demonstra a sua dedicação e aumenta suas chances de ter seus serviços contratados. Consequentemente, é uma excelente oportunidade de se destacar de outros manicures a domicílio por aí.

4. Use materiais de qualidade

Manicures a domicílio não podem contar com os produtos do salão, cada profissional é responsável pelos próprios itens. Assim, cabe ao profissional escolher como compor seus equipamentos para realizar os serviços que se propõe.

É sempre difícil gastar sem garantia de retorno, mas ter materiais de boa qualidade oferece melhores resultados. Além disso, como você deve transportar tudo de casa em casa, é importante apostar na portabilidade, mas sem abrir mão da variedade.

Por isso, escolha bem as cores de esmalte que estão na moda e que mais agradam o seu público. Siga as tendências para saber que formatos, cores e estilos estão em alta. O objetivo é ter uma mala de manicure a domicílio completa para atender as demandas dos seus clientes.

5. Ofereça pacotes especiais

Para ter sucesso como manicure a domicílio, ter diferenciais é sempre importante. Isto não se reflete apenas à qualidade do seu serviço, mas também ao que você oferece. Vale, por exemplo, ter alguns esmaltes importados, mais caros, para os clientes com gosto mais refinado.

Outra ideia é oferecer pacotes fechados mensais, cobrando um único valor para um determinado número de sessões. Mesmo que lucre um pouco menos por serviço, você terá clientes periódicos fazendo mais sessões do que fariam normalmente. É até uma forma de ter uma renda mais “fixa” no começo de cada mês, apesar de ainda ser manicure a domicílio autônoma.

6. Administre sua agenda e seus contatos

Trabalhar como manicure a domicílio é, inevitavelmente, trabalhar sozinho. Enquanto “ser seu próprio chefe” tem suas vantagens, é uma tarefa que também requer mais disciplina. Portanto, é importante montar uma agenda para não esquecer os horários marcados e em quais locais terá que ir a cada dia.

Tirar um tempo no dia para checar as mensagens de clientes também é essencial para manicures a domicílio. Caso demore nas respostas, os potenciais clientes podem desistir de marcar com você. Auxiliar com dúvidas sobre cuidados das unhas e outras questões também ajuda a manter um bom relacionamento.

7. Use aplicativos de serviços de beleza

As plataformas que juntam clientes e profissionais de beleza autônomos estão em amplo crescimento e são excelentes para manicures a domicílio. Nestes aplicativos, os consumidores têm a liberdade para escolher os serviços que desejam e toda a negociação é feita por lá.

Para as manicures a domicílio, os aplicativos são perfeitos para conquistar mais clientes e organizar seus horários no mesmo lugar. Também são úteis para ter mais segurança com os pagamentos, que podem ser feitos pela plataforma, evitando os temidos “calotes”. É mais praticidade para os dois lados.

Com o Belezap, você tem as ferramentas ideais para conseguir mais clientes com o conforto de negociar os seus termos e preços. Baixe nosso aplicativo para profissionais e conheça todo o potencial de trabalhar com esta plataforma!