Manicure a domicílio: confira 7 passos para ter sucesso

Manicure a domicílio: confira 7 passos para ter sucesso

Vivemos na era da facilidade.

Tudo se tornou mais rápido, mais fácil. Se antigamente precisávamos esperar horas numa fila de banco, para fazer um depósito ou obter algum serviço, hoje podemos resolver tudo pelo celular.

O motor dessa mudança foi a chegada da internet. No Brasil, seu uso comercial se deu a partir de 1994, quando a Embratel permitiu os primeiros acessos discados à rede mundial de computadores. A partir de então, o acesso dos brasileiros à internet tem crescido exponencialmente. Atualmente 74% dos brasileiros usam regularmente a rede, e destes, 58% fazem o acesso através de redes móveis. Os dados mostram como é a dinâmica da relação entre o usuário e a internet. Grande parte realiza seu acesso através dos celulares, demonstrando a dinâmica do novo modo de consumir conteúdo, ou acessar serviços.

Um dos reflexos desse movimento pode ser verificado nos serviços a domicílio. O comércio eletrônico cresceu cerca de 75% em meio à pandemia, um reflexo da adesão cada vez maior dos brasileiros ao mercado digital.

Esse aumento não é visto apenas nas compras pela internet, mas também no setor de serviços. Os consumidores têm experimentado a facilidade do delivery, que expandiu suas fronteiras para além da entrega de comida. A possibilidade do trabalho remoto potencializou ainda mais esse movimento, visto como uma solução para quem vive com uma agenda apertada e que não deseja se locomover em todo o tempo.

Em outras palavras, se a pessoa precisa de um medicamento, uma refeição ou um serviço basta acessar um aplicativo, no seu celular, e então usufruir no conforto da sua casa.

Neste horizonte, um tipo especial de serviço tem revolucionado o mercado e está atraindo cada vez mais adeptos: a manicure a domicílio.

Tradicionalmente os profissionais da beleza buscam trabalhar em um espaço especializado, aguardando os clientes e prestando seus serviços. Por muito tempo esta foi a única opção formal; um levantamento recente mostra que 48% dos salões de beleza no Brasil operam na informalidade

No entanto, o mercado digital abriu um novo caminho para quem deseja empreender e mudar de vida. Ainda que os desafios sejam imensos, tornar-se dono do seu destino trará enormes recompensas no devido tempo. A manicure que atende a domicilio consegue gerenciar melhor sua carreira, escolher os horários nos quais irá trabalhar e ter para si o rendimento do seu trabalho, sem precisar de intermediários no processo. 

Ele pode ainda atuar através do digital para complementar sua renda, nos horários que não está no salão, ou ainda migrar integralmente para o atendimento domiciliar. 

Independente de qual seja sua opção, como obter sucesso neste caminho? Confira neste artigo 7 passos para conquistar sua independência e se destacar no mercado.

1. Conquiste os primeiros clientes

O primeiro passo é tornar seu nome conhecido. Quem já trabalha em um salão de beleza tradicional provavelmente já possui alguns clientes fixos, que periodicamente marcam seus horários. Como em qualquer serviço que exija uma confiança prévia, o profissional já possui a confiança do cliente e a transição para o serviço a domicílio é mais tranquila. 

Mas, e caso estes sejam seus primeiros passos no mercado, seria possível começar o atendimento delivery do zero?

Certamente!

Um bom começo é comunicar seus amigos e parentes que está prestando serviços como manicure a domicílio. Peça a eles que compartilhem seu trabalho em seus círculos de relacionamentos. Produzir algum material de divulgação, com panfletos ou cartões com seus contatos é fundamental.

É importante ter em mente que você precisa estar onde seus clientes estão: na internet. Portanto, marcar presença nas redes sociais é fundamental. Os brasileiros passam cerca de 4 horas diárias acessando fotos, vídeos e consumindo conteúdo nas principais plataformas, como o Facebook e Instagram. São minutos preciosos, disponíveis diariamente, que você deve usar em seu favor.

Aos poucos, à medida que os clientes experimentam seus serviços, começa um processo orgânico de divulgação. Não ignore isso. Preste seus primeiros serviços com excelência e, se possível, surpreenda seus clientes. Aqui vale dar alguns mimos, ou alguma pequena lembrança que torne aquele momento memorável.

Entregar além do que foi pedido é uma ótima forma de criar uma boa lembrança na mente de seus clientes. E tenha certeza, eles se lembrarão disso. A boa sensação estará ligada à sua pessoa quando seu nome for mencionado de alguma forma.

Clientes satisfeitos retornam sempre, e trazem consigo outras pessoas. 

Pode ser um começo lento, mas o tempo trará os resultados do seu trabalho.

2. Mantenha o profissionalismo

A comunicação vai além das palavras. Gestos, posturas e olhares são determinantes quando se trata de qualquer relação – e na esfera profissional, um cuidado ainda maior é necessário.

Por exemplo, tenha em mente que, no primeiro momento, você tem pouco tempo para causar uma boa impressão. Estudos sugerem que já nos primeiros segundos do seu atendimento, a sua postura determinará se o cliente voltará ou não. Isso tem relação com um instinto natural que o ser humano possui, de rapidamente decidir se “luta ou corre”, um resquício de nossa vida ancestral. 

Trazendo para a nossa realidade, você tem apenas uma oportunidade para causar uma excelente primeiras impressões.

A satisfação de seu cliente, sua fidelização depende não só da qualidade do serviço prestado, mas de seu comportamento enquanto trabalha. É importante ressaltar que, não importa o quão hábil você seja, e o quão impressionante seja o resultado final do atendimento – se você não tiver uma postura à altura, profissional, seu cliente não retornará.

Alguns comportamentos são inaceitáveis e você precisa estar atento aos detalhes.

A pontualidade é fundamental. Evite atrasos ao calcular bem o tempo que levará no deslocamento para a casa do cliente. Se possível, procure estar no local pelo menos uns 10 minutos antes do horário marcado, como uma margem de segurança. 

É importante também estar atento às conversas durante o atendimento. É natural que a intimidade venha aos poucos, de acordo com o tempo que o cliente já utiliza seus serviços. Mas, nestes primeiros atendimentos, seja discreto. Evite perguntas pessoais, ou mesmo qualquer comentário sobre o ambiente onde você se encontra. Isso pode soar invasivo e, se o cliente não se sentir à vontade com você, ele não o contratará novamente.

Por outro lado, se o cliente estimular o diálogo, siga em frente, mas mantendo cautela. Fale apenas sobre o assunto que ele iniciou, mantendo o respeito e o profissionalismo. Ao reconhecer seus limites, a manicure irá desenvolver um ótimo relacionamento e dará ao cliente a confiança necessária para que ele contrate novamente seus serviços.

Além, é claro, da propaganda que ele fará de você. 

3. Invista em cursos e treinamentos

Conhecimento é poder.

Ele abre as portas para inúmeras oportunidades, ao capacitar você a atender os mais diversos tipos de públicos, com a habilidade necessária para executar os mais variados trabalhos.

Isso é válido para qualquer área de conhecimento. As manicures não só podem, como devem investir em conhecimento. Aprimorar suas habilidades é fundamental para se destacar em um mercado tão concorrido.

Enquanto a maioria, ao aprender o básico, se conforma com isso, você deve buscar seu desenvolvimento ao aprender novas técnicas, conhecer novos materiais e estar atento às novas tendências

As unhas refletem a personalidade da pessoa, seu estilo de vida e são objeto de desejo das mulheres. Ao cuidar bem delas, você está cuidando da sua cliente e ela saberá reconhecer isso. Afinal de contas, seu trabalho estará na ponta do dedo dela todos os dias.

Os clientes, na hora de escolher um profissional, querem saber se ele está qualificado. Seus diplomas ou certificados irão demonstrar sua dedicação e aumentarão as chances de obter novos serviços.

4. Use materiais de qualidade

Tão importante quanto as suas habilidades são os materiais que você utiliza no dia a dia. De nada adianta ser um profissional talentoso se os instrumentos que você usa não estão à altura.

Mesmo em um salão de beleza tradicional, cada profissional é responsável pelos seus próprios itens. Portanto, seja onde você atuar, está nas suas mãos a garantia da qualidade dos seus serviços.

Num primeiro momento, investir um pouco a mais ao escolher seus equipamentos pode pesar no seu bolso, mas tenha certeza de que o retorno é certo. Trabalhar com materiais de boa qualidade irá potencializar o resultado do seu trabalho, gerando ainda mais satisfação ao seu cliente – e é isso o que você deseja ao final do dia.

Um ponto fundamental é ter em mente a portabilidade do seu equipamento, pois você estará atendendo a domicílio. 

É importante também ter em mãos as cores da moda, de acordo com as tendências do momento. Seu constante aprimoramento irá dar a você a habilidade necessária para trabalhar com diferentes cores, formatos e estilos em alta. O objetivo é trazer com você todo o equipamento e materiais necessários para atender as demandas dos clientes.

5. Ofereça pacotes especiais

Um dos segredos para fidelizar seus clientes, ignorado por muitos, é o over delivery

Em outras palavras, entregar além do esperado.

Naturalmente o cliente chegará até você com determinadas expectativas, sendo a principal delas ser bem atendido e receber um serviço de excelência. Por mais importantes que sejam, este é o básico que o profissional deve oferecer. 

Portanto, entregar além do esperado, irá surpreender positivamente seu cliente, gerando não somente um sentimento de gratidão e a sensação de que recebeu mais do que pagou.

E como isso pode ser gerado?

Você pode, por exemplo, ter em seu portfólio alguns esmaltes importados que, mesmo sendo mais caros, irão tornar o serviço único de acordo com o cliente. Tenha em mente que existem pessoas que desejam pagar a mais para terem algo diferenciado. 

E você estará, portanto, preparada para fornecer isso.

Outra ideia é oferecer pacotes fechados mensais, cobrando um único valor relativo a um determinado número de sessões. Neste caso, você oferecerá um desconto como atrativo para o combo de serviços. 

Se de um lado você receberá menos, por fechar o pacote mensal, ganhará pela aquisição de clientes periódicos que farão mais sessões do que normalmente fariam. Outro ponto a se destacar aqui é a previsão de caixa, por causa dos serviços recorrentes mensais.

6. Administre sua agenda e seus contatos

Um dos grandes desafios de empreender, ou trabalhar sozinho, é administrar o seu tempo. Trabalhar sozinho, sem dar satisfação a alguém superior tem suas vantagens e desvantagens, como qualquer coisa na vida. É um caminho que demanda mais disciplina e foco. 

Por isso, é importante estabelecer uma agenda de modo a não esquecer os horários marcados e o seu deslocamento diário. Através disso, você planeja suas rotas, economiza tempo, combustível e maximiza seus ganhos.

É preciso também estar atento às mensagens que recebe dos clientes, independente da rede social. Mantenha suas notificações ativadas (menos quando estiver em atendimento 0 nestes casos, deixe o celular no silencioso) para não deixar de responder seus clientes.

A demora no atendimento pode significar um serviço a menos na sua agenda.

Além disso, esteja disponível para tirar dúvidas, auxiliar a pessoa depois de terminado o atendimento e outras questões diversas que irão manter um bom relacionamento com seus clientes.

7. Use aplicativos de serviços de beleza

Existem diversos caminhos que o profissional da beleza pode trilhar para conquistar mais clientes através do mercado digital.

Por exemplo, ele pode usar o Facebook ou o Instagram para compartilhar seus trabalhos e contato, contando com a interação orgânica para atingir mais pessoas. Pode também investir algum valor e impulsionar algumas publicações para o público frio, que são pessoas que não conhecem você. Esse tipo de propaganda costuma gerar bons resultados a médio e longo prazo.

Mas não é um caminho fácil. O profissional precisa estar produzindo conteúdo diariamente, compartilhando além do seu trabalho sua rotina, os bastidores, depoimento de clientes e dicas de saúde. Este trabalho, somado aos atendimentos e as outras tarefas do dia a dia acaba afastando muita gente do mercado digital.

Mas nem tudo está perdido.

Existem aplicativos focados em suprir as necessidades de clientes e profissionais, unindo ambos no mesmo espaço. Os consumidores têm a liberdade para escolher os serviços que desejam e toda a negociação é feita dentro da plataforma.

Para as manicures a domicílio, os aplicativos são perfeitos para conquistar mais clientes e organizar seus horários de forma simples e prática. Além disso, eles trazem segurança com relação aos pagamentos, proporcionando a certeza do recebimento pelo serviço prestado.

Com o Belezap você tem as ferramentas ideais para conseguir mais clientes, aliado ao conforto de negociar os seus termos e preços. Tudo está em suas mãos.

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