Conheça a massagem perfeita para sua necessidade

Cuidado com os sinais

Uma das formas de sabedoria é reconhecer seus limites.

Existe tempo para todas as coisas. Há estações onde precisamos investir energia extra em alguns projetos, a fim de fornecer o impulso necessário para alcançarmos nossos objetivos.

São momentos onde nossa mente está focada no alvo, e trabalhamos todo nosso ser para extrair o máximo de cada momento. Obviamente, nem sempre os resultados chegam como previstos, mas de algum modo progredimos, ainda que seja através do aprendizado de como as coisas podem dar errado.

Por outro lado, existem tempos em que precisamos parar, desacelerar. São momentos de reflexão, quando processamos com calma o cenário e aproveitamos para recarregar a mente, recompor a energia.

Quando não discernimos os tempos, acabamos andando nos extremos – e eles não são bons. Se por um lado a ociosidade é prejudicial, pois a inércia nos torna improdutivos, do outro lado nosso corpo e mente sentirão os efeitos de uma vida acelerada. Aí aparecem sintomas como doenças psicossomáticas, ansiedade, queda de cabelo e dores pelo corpo, por exemplo.

Por isso, uma vez que os sinais dos excessos sejam evidentes, precisamos avaliar nosso estado atual e tomar as medidas necessárias para evitar complicações ainda maiores. 

Tempo de cuidado

Em meio à nossa rotina, é necessário separar um tempo de qualidade para nós mesmos. Dentre as atividades que podemos realizar em períodos assim, a massagem é fundamental para recuperar nossas energias e a saúde. Estudos relatam uma melhora no quadro geral da pessoa, desde benefícios psicológicos até quadros físicos gerais.

Aliás, por se tratar de uma prática milenar, seus efeitos terapêuticos são bem conhecidos pela sabedoria popular e comprovados pela medicina. Estudos mostram uma redução, por exemplo, na extensão de lesões musculares e alívio da dor

De fato, a massagem vai além do que apenas uma técnica para relaxar a musculatura. O alívio da dor e da depressão estão entre os ganhos mais robustos com a massagem. Por isso, é importante saber que existem diferentes técnicas de massagem, com as mais variadas aplicações.

Ela pode ser modeladora, com fins de drenagem linfática, relaxante, shiatsu dentre outras. Seja qual for a escolhida, vale a pena compreender como escolher qual a melhor para você.

Massagem para relaxar e aliviar o estresse

Indiscutivelmente, a primeira coisa que vem à mente, quando se trata de receber uma massagem é para relaxar o corpo e a mente. Aliás, esta é a imagem mais recorrente que vemos em filmes, novelas ou peças publicitárias. De algum modo, há uma associação entre massagem e relaxamento no inconsciente coletivo da população. 

Neste âmbito, existem diversas técnicas que podem ser empregadas de modo a se obter diferentes tipos de resultados. Veremos, então, a seguir alguns tipos de massagens:

Aromaterapia: a terapia através dos aromas é uma poderosa aliada no processo de relaxamento da massagem. Os aromas de flores, frutas e vegetais estimulam determinados sentidos que potencializam respostas do sistema nervoso, causando diversos efeitos terapêuticos. Os óleos essenciais também podem ser usados neste processo.

Atualmente, a aromaterapia é reconhecida como prática terapêutica pela OMS, dentro do âmbito da medicina integrativa

A combinação das sensações do olfato e tato, esta última recebida através da massagem, auxilia no foco do relaxamento das tensões e do estresse do cotidiano. 

Termoterapia: esta técnica utiliza uma manta térmica para modular a temperatura corporal, de modo a obter resultados terapêuticos e estéticos. Ao aplicar calor em alguma área, por exemplo, o aumento da temperatura promove relaxamento muscular, vasodilatação entre outros efeitos sistêmicos. Como resultado, ativa-se processos anti-inflamatórios, aliviando a dor e o inchaço. 

Se aplicada com finalidade estética, aliada à uma boa massagem, pode reduzir celulites ao promover a ativação de enzimas ou produtos aplicados no local.

Massagens com utilização de pedras quentes: a massagem com pedras quentes é bastante utilizada em spas e espaços de beleza. Esta técnica traz inúmeros benefícios, e dentre eles se destacam o relaxamento muscular e a diminuição do estresse. Assim como a termoterapia, o calor das pedras promove a circulação, ao provocar o dilatamento dos vasos sanguíneos, assim como estimula a circulação linfática.

Estes são apenas alguns exemplos de técnicas que se utilizam da massagem para potencializar seus resultados terapêuticos. É importante que o profissional escolhido saiba fazer uma boa anamnese, diagnosticar a necessidade do paciente e então aplicar a melhor técnica indicada. 

No Belezap, o aplicativo dos serviços de beleza, você pode contar com vários especialistas altamente capacitados nas melhores técnicas de massagem.

Massagem para alívio de dores

Embora sejam conhecidos inúmeros benefícios e usos da massagem, o mais conhecido de todos, sem dúvida, é o alívio de dores musculares. Em muitas ocasiões, ela se torna uma poderosa aliada ao tratamento medicamentoso. 

Dentre as técnicas de massagem focadas no alívio da dor, destacam-se as seguintes:

Reflexologia: este procedimento baseia-se na massagem aplicada nos pés dos clientes. São exercidos pontos de pressão em locais específicos, que estão relacionados com áreas ou sistemas no organismo. 

Podem ser usados aqui óleo e loções, com o intuito de tornar o processo mais prazeroso, relaxante e potencializando o resultado final. O nome desta técnica vem do termo “áreas reflexas”, pois o princípio é a ligação entre determinadas áreas dos pés o efeito que se pretende causar no alvo, seja este um tecido, órgão ou sistema.

Shiatsu: o termo significa literalmente “pressão com os dedos”. É uma técnica milenar, que utiliza a pressão feita pelos dedos, por meio de uma massagem, em determinadas áreas do corpo com o objetivo de liberar a energia bloqueada, e através disso trazer equilíbrio para o organismo. Ao normalizar a energia vital, as enfermidades são atenuadas ou curadas. 

Mas não se trata apenas de modificar a energia corporal. A pressão exercida pelos dedos (e as palmas das mãos também) traz uma melhora na circulação do sangue, aliviando dores e lesões.

Esta técnica possui uma ampla indicação, e dentre elas podemos destacar a insônia, cansaço generalizado, distúrbios intestinais e disfunções menstruais.

Massagens ligadas ao desempenho esportivo: para atletas, é fundamental que o corpo esteja sempre em ordem, pronto a agir com a melhor performance possível. É preciso focar no alto rendimento, aliado aos períodos de recomposição do sistema. 

Diante deste quadro, a massagem oferece uma ampla gama de ações, visando os benefícios de preparação e recuperação de atletas. Ainda que a principal indicação seja para praticantes de alto rendimento esportivo, nada impede que, em caso de vontade por parte do cliente, esse tipo de massagem seja feito também em pessoas que praticam esportes casualmente.

Seja qual for o objetivo terapêutico que o cliente busca através das técnicas de massagem, ele precisará dos serviços de profissionais qualificados, como os que estão cadastrados na plataforma Belezap.

É fundamental encontrar o profissional certo, especializado na melhor técnica indicada ao cliente.

Massagem com fins estéticos

As técnicas avançadas de massagem não se resumem apenas a finalidades terapêuticas. Pelo contrário, há diversas aplicações estéticas que podem ser utilizadas, melhorando a aparência e o bem estar das pessoas. De fato, estas modalidades estão entre as mais procuradas quando se pensa em procedimentos estéticos.

Vejamos, portanto, algumas delas a partir de agora.

Drenagem linfática: certamente é um dos tipos mais conhecidos de massagem. Ela é uma boa opção para quem quer deixar o rosto com aparência mais leve, devido a diminuição de retenção dos líquidos corporais. Isso ocorre devido a massagem estimular o sistema linfático, acelerando a retirada de líquidos acumulados entre as células, fruto do funcionamento do organismo. Ela também estimula a regeneração celular, potencializa a atuação do sistema imune e combate a celulite e a gordura localizada.

Dermoativadora: é uma técnica voltada no combate contra a celulite. Ela faz o uso de uma escova que causa pequenas lesões na pele, provocando uma resposta tecidual que, dentre outros efeitos, modifica a disposição das células de gordura e promove a oxigenação do tecido. É um processo composto por três etapas, sendo as duas primeiras preparatórias e a última utiliza uma escova especial que “ataca” o tecido, finalizando o processo.

Massagem modeladora: este tipo de procedimento busca modelar e desenhar de forma mais clara as curvas do corpo. Esta massagem tem a capacidade de impedir acúmulos de gordura, além de melhorar a flexibilidade da pele. Isso acontece por causa dos tipos de movimentos empregados nesta técnica, cujo alvo é o remodelamento das camadas de gordura mais internas, promovendo um contorno mais natural, eliminando os excessos. Outros benefícios incluem o auxílio no processo de eliminação de toxinas e a melhora na circulação vascular dos membros inferiores.

Encontre a massagem ideal para você

Independente de qual a técnica que você vai escolher – seja para fins terapêuticos (como a melhora na circulação, a eliminação de gorduras e toxinas ou ainda para aliviar a tensão) ou mesmo com propósitos estéticos, é fundamental você dialogar diretamente com as necessidades do cliente. 

Isso evitará a frustração para ambas as partes, ao chegar no final do processo e não experimentar os resultados esperados. O profissional de beleza deve saber avaliar de forma criteriosa as informações e optar pela melhor técnica a ser empregada

Aliado a esse processo, o cliente precisa estar atento, diante do que ele está buscando, qual o profissional que melhor se encaixa diante do que ele está buscando. 

CONHEÇA O BELEZAP

O Belezap chegou para facilitar a sua vida. Por meio dele você tem acesso a qualquer tipo de serviço de beleza delivery – ou seja, tudo o que você precisa diretamente no conforto da sua casa, no horário que você escolher. Basta baixar o aplicativo, fazer o seu cadastro e então procurar o serviço que está buscando.

Além disso, independente de qual seja a sua escolha, o pagamento é feito diretamente na própria plataforma.

E tem mais – além de facilitar a vida dos clientes, o Belezap é a conexão que faltava para unir quem busca um serviço de beleza diferenciado com os melhores profissionais da área. Os especialistas, depois de cadastrarem seus serviços no aplicativo, podem montar uma escala de atendimento flexível e bem organizada. Os profissionais ainda podem contar com suporte para se transportarem tranquilamente até o local do serviço.

Ficou interessado? Conheça o Belezap, o aplicativo que vai te ajudar a receber todos os procedimentos de beleza (cabelo, cabelo, massagem, depilação, maquiagem e ainda a possibilidade de realizar combos) diretamente na sua casa. 

Tenha hoje mesmo em suas mãos toda a facilidade para agendamento, pagamento e recebimentos dos serviços que só o Belezap pode oferecer.