Como escolher o tratamento ideal para cabelos cacheados em 3 passos

Os cabelos cacheados estão com tudo, desde o primeiro “boom” de mulheres que decidiram assumir os cachos em sua forma mais natural e passaram a procurar meios de cuidar dos fios, com tratamentos específicos para este tipo de cabelo.

Em 2017, a revista Rede Brasil Atual destacou o aumento de 232% nas buscas do Google pelo assunto “cabelo cacheado”, superando pela primeira vez pesquisas por “cabelo liso”. Estavam aí os primeiros sinais de uma tendência que só cresce no país e no mundo.

Com os cachos assumidos e sem mais químicas de alisamento, o que todo mundo quer saber é como escolher o tratamento ideal para as mais variadas curvaturas. Vamos começar?

1. Descubra o seu tipo de cachos e suas particularidades

Nem todos os cabelos cacheados são iguais. Por isso, antes de buscar o tratamento ideal, você precisa saber qual é a curvatura dos seus cachos.

Existe uma tabela que classifica cada tipo de cabelo cacheado por uma letra e um número. Quem tem cabelo liso, sem ondulações, entra como 1: A para fios finos, B para fios grossos e C para pequenas ondas se formando nas pontas.

Do número 2 em diante, entram os cabelos ondulados, enquanto o 3 já indica cachos e o 4 é utilizado para indicar cabelos crespos.

  • 2: A para ondas pouco definidas e sem volume, B para ondulações mais abertas e C para ondas mais acentuadas e em formatos que lembram um “s”;
  • 3: A para cachos mais definidos e levemente volumosos, B para cachos definidos em forma de “s”, C para cachos acentuados e fechados, quase lembrando um “z”;
  • 4: A para crespos mais fechados e que não perdem a definição quando os fios estão molhados, B para crespos em formato de molinhas, C para cabelos crespíssimos.

E aí, identificou a curvatura dos seus cachos? É essencial que você conheça bem o seu cabelo para escolher o melhor tratamento para ele.

Outra característica dos cabelos cacheados é o aspecto mais ressecado, já que a oleosidade produzida pelo couro cabeludo nem sempre alcança as pontas. Além disso, desembaraçar os cachos pode ser um pouco mais difícil, dependendo do tipo de cacho que você tiver.

Com os cuidados certos e o tratamento indicado para a sua curvatura, isso é facilmente contornado e seus cabelos cacheados ganham um aspecto mais saudável. Vamos ver?

2. Conheça os principais cuidados com cabelos cacheados

Os primeiros cuidados com cabelos cacheados começam na lavagem, desde a quantidade de produtos que devem ser aplicados até a hora de pentear os cachos e finalizar.

Pré Poo

Para diminuir o impacto do ressecamento que alguns shampoos, principalmente os que têm sulfato na composição, podem causar aos cabelos cacheados, as mulheres vêm apostando em uma técnica conhecida como pré poo. Além de proteger os fios, o truque ajuda a nutrir o cabelo.

A técnica é recomendada três vezes na semana. Existem três versões — creme, co-wash e óleo — que são utilizadas como uma preparação antes da lavagem.

Temperatura da água

Na hora da lavagem, fique de olho na temperatura. Quando a água está muito quente, as escamas dos fios se dilatam e o cabelo resseca. O ideal é manter entre morna e fria para preservar os cabelos cacheados.

Aplicação do shampoo

Para lavar, aplique um pouco de shampoo apenas na raiz e comece a massagear suavemente com movimentos circulares. Depois vá conduzindo a espuma pelos fios até as pontas.

Hidratação dos fios

Diferente do que você deve ter imaginado, a próxima etapa não é o condicionador. Ainda não. Antes disso, vem a hidratação.

Depois de passar o shampoo, as escamas se abrem e estão prontas para receber uma máscara hidratante de sua preferência. Aplique em todo o cabelo cacheado, deixe agir por alguns minutos e enxague com bastante água.

Aplicação do condicionador

Com os cabelos cacheados hidratados, agora sim chegou a vez do condicionador entrar em cena. Seu papel é selar as escamas dos fios, dar brilho e ajudar a desembaraçar os cachos. Aplique a partir do meio até as pontas, deixe agir por alguns minutos e só depois enxágue.

Secagem

Para secar os cachos, você pode usar um secador com ou sem difusor ou uma toalha, de preferência de algodão, para evitar frizz.

Cachos desembaraçados

Para pentear cabelos cacheados e desembaraçar os fios, use um pente ou uma escova de madeira com dentes largos. Comece pelas pontas e deixe a raiz para o final. Se quiser, use um creme para pentear ou um leave-in na finalização.

Dica! Para facilitar o trabalho, desembarace os fios durante o banho, enquanto espera o tempo da hidratação ou do condicionador. Além de ajudar na penetração dos produtos, vai ficar muito mais fácil pentear depois do banho.

3. Mantenha os fios saudáveis e sempre hidratados

Além dos cuidados com a lavagem dos cabelos cacheados, é importante fazer hidratações periódicas seguindo um cronograma capilar. Funciona como uma agenda, dividida em três etapas: hidratação, nutrição e reconstrução.

  • Hidratação: pode fazer sempre que quiser ou quando precisar para devolver aos cabelos cacheados os nutrientes que são perdidos com a rotina ou até descolorações;
  • Nutrição: feita com máscaras, umectação com óleos de origem vegetal ou umectação noturna, a nutrição ajuda a devolver a oleosidade natural do cabelo através da reposição de lipídios;
  • Reconstrução: esta etapa deve ser feita poucas vezes no mês para repor a queratina do cabelo, devolvendo maciez e brilho.

Dentro dessas três etapas, não existe uma regra. Vai depender do seu tipo de cacho e do que ele está precisando. Você pode aplicar uma delas, duas ou as três.

Não existe uma maneira única de cuidar de cabelos cacheados. O que funciona para uma pessoa, pode não funcionar para você. Por isso, é tão importante conhecer o seu cabelo e todas as características dos seus cachos.

Já conhece o Belezap? Com este aplicativo em mãos, você não precisa mais ir até um salão para cuidar dos seus cabelos cacheados. Tudo é feito pelo celular, desde o agendamento até o pagamento. Baixe o app e seja atendida(o) onde e quando quiser!