5 passos para oferecer um atendimento delivery de qualidade

O atendimento delivery, ou simplesmente em domicílio, está cada vez mais popular. Se antes essa era uma realidade apenas dos grandes centros e cidades, isso está mudando rapidamente, tornando-se cada vez mais acessível.

Esse é um fenômeno natural. Afinal, com a ascensão da internet, as pessoas começaram a se acostumar com praticidade, flexibilidade e, principalmente, otimização do tempo.

Hoje em dia, não apenas existem aqueles serviços delivery que entregam determinado produto ou mercadoria diretamente na casa do consumidor (como os aplicativos de entrega de comida, por exemplo). Existem também serviços em domicílio, em que um profissional se desloca até a casa do cliente para realizar um serviço que antes só era feito em locais específicos – é o caso das manicures em domicílio, por exemplo.

Mas o que será que é preciso para oferecer um atendimento delivery de qualidade, a fim de conquistar e fidelizar os clientes? Quais são as características mais importantes de se ter? Descubra tudo sobre o assunto a seguir.

Como oferecer um excelente atendimento delivery e conquistar clientes

Um serviço delivery não se resume apenas num atendimento telefônico ou por um aplicativo. Existe todo um processo, desde o primeiro contato até a concretização do serviço, e é por isso que é preciso prestar atenção em alguns pontos primordiais para oferecer um delivery de qualidade. Continue lendo e descubra.

1. Contato inicial via atendimento telefônico ou via aplicativo

A primeira impressão é aquela que fica, certo? Por isso, desde o primeiro contato com o cliente, é preciso ter cuidado, preocupando-se em com a simpatia e cordialidade.

Além disso, é muito comum que alguns consumidores tenham dúvidas (afinal, os serviços deliverys começaram a se popularizar há pouco tempo) e, portanto, o profissional precisa se mostrar solícito e paciente.

Existem algumas dicas primordiais: começar todo e qualquer atendimento com uma saudação cordial, como “bom dia”, “boa tarde” e “boa noite”; perguntar o nome do cliente e utilizá-lo, iniciando e estreitando um bom relacionamento; oferecer-se para sanar eventuais dúvidas; mencionar o nome do estabelecimento e explicar, brevemente, os serviços, sem deixar de lado, também, as formas de pagamento disponíveis.

2. Profissionalismo

Por mais que o profissional atenda a domicílio, é interessante seguir algumas recomendações que transmitem seriedade, competência e responsabilidade para os clientes.

A utilização de um uniforme padronizado, muito comum em ambientes corporativos, costuma ter um resultado bastante positivo. E não precisa ser necessariamente roupas com o slogan e nome da marca da empresa – é possível adaptar, optando por utilizar roupas completamente brancas ou pretas, por exemplo.

Outros pontos importantes é contar com embalagens padronizadas e instrumentos de qualidade, caso eles sejam necessários.

Além disso, é imprescindível cumprir os prazos de entrega dado ao cliente, bem como ser pontual, caso seja um serviço a domicílio e não apenas uma entrega.

Por fim, pode ser interessante, também, que o profissional tenha um cartão de visita, com o seu nome, o nome da empresa e algum telefone para contato – até mesmo para que o consumidor possa distribuir esse cartão como recomendação para familiares e amigos. Dessa forma, o cliente sentirá que o negócio como um todo é tratado com seriedade e competência.

3. Feedback e críticas

Principalmente nos serviços de delivery via aplicativo, costuma existir um campo para que o cliente, após a entrega ou serviço, possa avaliar o atendimento do profissional, além de poder fazer uma reclamação ou dar alguma sugestão.

Esse é um detalhe que pode parecer simples, mas acredite, pode fazer bastante diferença em um negócio! Muitos clientes, ainda, não se sentem à vontade para expressar sua opinião de forma presencial ou diretamente para aquele profissional que o atendeu, principalmente se tiver alguma reclamação a ser feita.

Com esse espaço para feedback após a realização do serviço, é possível absorver as críticas com mais calma e tranquilidade, sejam elas construtivas ou não. Aliás, é preciso saber lidar com as críticas. Muito do que o cliente expressa pode ser utilizado para otimizar a estrutura do atendimento como um todo.

Nos casos em que o cliente fez alguma reclamação que demanda respostas, é importante mostrar empatia (frases como “me desculpe, eu entendo sua frustração, vamos fazer de tudo para resolver a situação” podem fazer toda a diferença). Além de tentar ser o mais eficiente possível para resolver eventuais problemas.

4. Relatórios de vendas/atendimentos e metas

Mesmo que a empresa não exija relatórios de vendas ou cumprimento de metas, é interessante que todo profissional que trabalha com delivery ou serviços a domicílio tenha esses dados para sua própria consulta.

O ser humano em geral, tem a tendência de se sentir mais motivado quando possuem objetivos e metas bem traçados e definidos. Afinal, isso passa a sensação de que se está trabalhando com um propósito.

O relatório de vendas ou atendimentos, quando combinado com o feedback dos clientes, é um ótimo termômetro para avaliar a situação do negócio. Com esses documentos, é mais fácil de enxergar onde estão os pontos que precisam de melhorias e, a partir daí, fica simples implementar soluções, a fim de conseguir melhores resultados.

5. Preocupação com a qualidade

Por último, mas não menos importante, é interessante citar algo que parece óbvio: é essencial estar sempre preocupado com a qualidade do serviço oferecido, pois é essa qualidade que gera satisfação dos clientes, gerando, portanto, o sucesso de qualquer negócio.

Todo profissional, independentemente do segmento que atua, deve se manter atualizado, pesquisando novas formas de se superar e melhorar. Com um profissional que atua com serviços em domicílio, não poderia ser diferente.

Gostou das dicas? Acredita que pode implementá-las no dia a dia para ser ainda mais bem-sucedido? Está começando nesse segmento agora e achou as informações úteis? Não deixe de acompanhar os outros textos disponíveis!

Além disso, caso ainda não conheça, <a href=”https://play.google.com/store/apps/details?id=com.belezapcliente